Desenho de Letras

Desenho de Letras


Apresentação




 A letra, que é própria da comunicação escrita, também está presente na comunicação visual. Nesta última, muitas vezes é constituída de uma imagem interativa entre a escrita e a estética como acontece no exemplo das letras título do cartaz sobre o dia internacional da mulher visualizado a cima. Outras vezes fazem parte de contextos simbólicos como em monogramas ou logotipos (ilustração abaixo).

 


Introdução ao Desenho de Letras

Nos dias atuais com o uso do computador a letra tornou-se algo de fácil execução permitindo sua impressão em modelos e cores variadas. Por outro lado, na criação de letreiros sobre cartolina para trabalhos escolares, em painéis ou murais e outros suportes fora da área de impressão, o desenho de letras de modo correto ainda é um tanto desconhecido. Nesse contexto, com o propósito de conhecer e dominar essa arte, faremos um estudo das letras do tipo “faixa”. A facilidade de construção que elas apresentam, pode ser o ponto de partida para quem pretende evoluir e desenhar letras de traços mais complexos.



Denominamos de letras do tipo “faixa”, as que apresentam hastes (estrutura da letra) de espessura uniforme como mostra o exemplo ao lado.

Módulos quadriculados:
É comum no estudo de desenho de letras o uso de módulos quadriculados. Este recurso facilita na compreensão estrutural de como estão representadas graficamente suas hastes.


Módulos, são as quadrículas que formam a malha ortogonal ocupando todo o campo da letra.
Campo é o espaço ocupado pela letra determinando sua altura e largura.
Hastes são os traços que formam a estrutura da letra inscrita em seu campo.
Espaço é o nome dado ao módulo que separa as letras umas das outras.

Número de módulos:
Mesmo não havendo um número fixo de módulos a ser representado no campo de uma letra, aconselha-se, usar no mínimo 3 na largura e 5 na altura. Salvo os casos especiais que fogem ao padrão que serão destacados oportunamente.


Letras com poucos módulos parecem mais cheias.
Letras com muitos módulos mostram-se mais delgadas.

Lembre-se!
Na altura de qualquer letra usar sempre número ímpar de módulos (ex. 5, 7, 9, 11, etc.). Quanto a largura pode usar impares e pares (ex. 3, 4, 5, 6, etc.).


Procedimentos básicos de representação gráfica da letra
Uma vez feita a estrutura ortogonal das quadriculas traçar por sobre sua trama linear o contorno da letra desejada.




No desenho de letras arredondadas atente para o traçado da curvatura. Veja a diferença entre o delineamento externo e interno.



No desenho de letras irregulares como A, V, K, etc., a régua será um instrumento imprescindível para o traçado correto das linhas inclinadas.


Total de visualizações de página