Matériais Para Mangá




Introdução

Oi Mundo RPG Maker! Nesta aula ensinarei sobre os melhores materiais para o desenho, na poxima aula irei ensinar sobre como desenhar a cabeça humana (rosto, boca, orelha, cabelo, etc.), espero que gostem ^^.


Papéis

Existem vários tipos de papéis para desenhar, mas nem todos são apropriados para desenhar, pois alguns se esfarelam quando são apagados, um exemplo deles é o papel Canson.

Um papel recomendado para desenhar é o comum papel Sulfite A4, ele não esfarela quando você apaga, e é bem barato.





Materiais para desenhar

Lápis:
Lápis realmente é o objeto mais usado para o desenho, por ser mais barato, simples e fácil de usar, mas sempre mantenha o lápis bem apontado, mas também não puxe o grafite para cima, senão o lápis vai quebrar x-D.
Lápis com ponta grossa: errado. Lápis apontado demais: errado. Lápis bem apontado: correto.

Lapiseira:

Alguns profissionais preferem desenhar com lapiseiras do que com lápis, as melhores lapiseiras são as com grafites com espessura de 0,5 mm, mas as grafites de 0,3 mm são úteis para completar alguns detalhes.
Só cuidado para não quebrar a ponta viu? x-D

Compasso:

É muito útil também usar um compasso, principalmente no inicio, que é meio difícil fazer círculos perfeitos, mas quando for usar ele, use bem fraco, pois depois quando apagar as linhas de apoio vão ficar aparecendo, e acreditem, fica muito feio x_x.
Exemplo de um compasso, use o que tiver a grafite mais fina ^^.

Caneta Mapa:


A caneta mapa é para mim, um dos melhores objetos para fazer a arte final, pois ele seca rápido, e você pode apagar ele que ele não vai borrar, mas só o use depois de terminar o desenho inteiro a lápis, depois vá sublinhando o desenho (não sublinhe as linhas de apoio) e apague tudo, vai ficar bem bonito.
Não se esqueça que tem que ser cor preta ::-).





Materiais de apoio

Réguas:

As réguas vão ser instrumentos muito úteis para fazer linhas retas e para fazer as linhas de apoio, que vão te ajudar a fazer um bom corpo.


Esquadros:

O esquadro tem praticamente a mesma utilidade das réguas, só que podem se encaixar melhor no desenho, e não quebram fácil (eu mesmo já não sei quantas réguas já quebrei só não me pergunte como).


Curvas Francesas:
As curvas francesas são ótimas réguas para desenhar vários tipos de formas arredondadas, e de vários tamanhos diferentes, são ótimas para fazer capas, reflexos de golpes, etc. Em uma boa papelaria você pode achar elas.
Só cuidado, elas também quebram fácil :ok:.

Borrachas:
As borrachas são mais do que importantes, são essenciais para o desenho, durante a execução do desenho e após a arte final a caneta mapa, mas não use qualquer tipo de borracha, use as borrachas plásticas brancas, que não mancham o papel e limpam melhor.
Jamais use aquelas borrachas rosas e azuis.

Corretivos:
Os corretivos são muito úteis para corrigir quando você borra com a caneta mapa, pois são da cor do papel, mas espere secar primeiro antes de passar a caneta mapa por cima, e mantenha sempre o pincel afilado, e passe o corretivo uma vez só e com delicadeza.
Baratos e eficazes.

Fim...




 Criando Olhos



Olá, pessoal!
Estou iniciando uma área de tutoriais sobre mangá, explicando passo a passo cada exercício. Sempre que possível, estarei postando algo novo. Acredito que não encontraram algo novo, mas tentarei explicar os exercícios da forma mais simples possível para o aprendizado de vocês.
Antes de começar, acho legal mostrar um pouco do material que costumo usar, especialmente para essa parte inicial. 
  1. Nankin descartável, ou profissional
  2. Lápis 6B
  3. Lápis HB 
  4. Pincél tigre, série 266 nº 6
  5. Tinta nankin da marca que lhe agradar mais
  6. Borracha de qualidade (essa acima é a melhor que eu conheço), pois são horríveis aquelas borrachas de R$0,20 que acabam com a folha e apagam nada.


Abaixo começaremos a fazer olhos em mangá de maneira bem simples. Comece sempre usando o Lápis HB.



1.   Começaremos duas linhas paralelas no sentido horizontal. A distância de uma linha para outra vai variar de acordo com o estilo de olho que você quer. Como base para este exercício, eu estou usando os olhos do Di, que é o personagem principal de Digude. 




2.   No centro das linhas horizontais, traçaremos uma vertical, que representa o centro do rosto.

3.   Em seguida, deveremos separar o espaço para cada olho com linhas verticais. A distância de um olho para outro equivale ao tamanho de um olho. Vou citar um exemplo: Se os olhos tem 3 cm cada, a distância de um para o outro, também, é de 3 cm, sendo que essa medida deve ficar centralizada, de acordo com a linha do centro do rosto, ou seja, 1,5cm para esquerda e 1,5 para a direita. 


 4.   Trace dois círculos. Um em cada espaço que corresponda um olho, eles serão a base para os olhos. 


5.   Estes círculos começarão a ser preenchidos com os cílios. Dependendo do estilo, eles podem ser mais simples, ou mais detalhados. No caso dos olhos de Di, é só engrossar a parte de cima e a parte de baixo do círculo, acrescentando uma ponta na parte contrária ao centro do rosto e um pequeno traço vertical no começo da parte sem ponta do cílio superior. Observem que a parte superior dos cílios é um pouco mais grossa que a inferior.


6.   Agora serão traçados  dois círculos menores que representarão a parte da íris. Para quem não sabe a íris é aquela parte mais visível e colorida do olho. Serão traçados, também, dois traços curvos acima dos olhos, acompanhando o formato circular dos mesmos, que representam as pálpebras superiores.  Vocês deverão traçar as sobrancelhas, também. 



 7.   Antes da próxima etapa, que será acrescentar as outras partes do globo ocular, é muito importante conhecer as principais partes que compõem um olho para o manga. Nna própria imagem está tudo explicado. O círculo branco, entre a pupila e a íris, representa o brilho da luz, que pode se localizar em qualquer área do olho, de acordo com a direção em que o ponto de luz está. 


8.   Agora que você já conhece as partes do olho, deverá fazer como na etapa 7 e marcar com círculos, onde ficarão a pupila e o brilho da luz. Em seguida, deverá escurecer a pupila e as partes onde há uma sombra mais intensa.


9. Nesta nona etapa basta apenas fazer a arte final dos olhos. Esta parte fica ao seu critério, podendo ser usado O lápis 6b, a caneta nankin, ou mesmo o pincel. 
10.   Apague as linhas do esboço.

11.   Na última etapa, eu sombreei a íris e a córnea no Photoshop. Isso também pode ser feito com o lápis Hb, 6b, usando a nankin aguada, ou retículas manuais.


Esse foi o tutorial de estréia. Em breve postarei mais coisas, como outros elementos isolados (nariz, boca, orelha etc.), complemento e outras opções de tutoriais além dos meus.
Se você gostou comenta aí! 
Se ficou sem entender alguma coisa, faça sua pergunta. 
A real intenção é tentar facilitar ao máximo para todos. 
Até a próxima!


-------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------

Para não ficar aquele negócio chato de só ter a minha visão na parte dos tutoriais, eu achei legal dar uma procurada para encontrar meios diferentes e simples de estudar Mangá. Então, rodando pela Internet, esses dias, encontrei uma opção muito boa para olhos femininos e com o mesmo método dá para fazer olhos masculinos.

Vamos ao que interessa!





Total de visualizações de página